Constantemente comparado a lendas como O.V Wright, Marvin Gaye, Otis Redding & Sam Cooke, o natural de Memphis, Willie Walker ingressou na carreira ,como a maioria dos grandes cantores de soul, cantando na igreja e mesmo muito jovem se juntou a um famoso grupo gospel chamado “The Redemption Harmonizers”.

Ao contrário da maioria que aproveitava a cena em ascensão em Memphis Willie mudou-se para Minneapolis antes dos vinte anos e logo estava cantando em um grupo de Rock & Roll local chamado “The Val- Dons” e foi considerado na época o “Novo Little Richard”.

Causou tanto alvoroço que o dono do famoso selo de Memphis, a Goldwax o chamou para gravar seu primeiro single nos anos 60.

Viajando bastante e gravando mais material pela Goldwax chamou atenção do lendário selo Checker (Chess Records) de Chicago, famoso na época com artistas como Muddy Waters, Bo Didley, Chuck Berry & Etta James.

No final dos anos 60 foi convidado por Curtis Mayfield para integrar o seu cast de artistas (Curtis estava iniciando um selo próprio) mas teve problemas contratuais com a Goldwax e a nova mudança não aconteceu.

Nos anos 70 foi integrar o projeto do cantor Willie Murphy chamado Willie & The Bumblebees gravando alguns singles para Goldwax & Checker (Chess Records).

Em 1987 ingressou na banda “The Butanes” onde trabalharam junto com o bluesman John Lee Hooker entre outras lendas como James Carr, Earl King, Pinetop Perkins, Ben E. King & Rosco Gordon.

Em 1997 se reuniu a antigos artistas da Goldwax para um tributo a antiga gravadora e foi re-descoberto principalmente na Europa e Japão com a onda do Neo-Soul Music, Willie recebeu convite de todos os lados e começou a re-lançar os trabalhos antigos e voltou a cena musical como nunca esteve.

Outros Artistas