Cerrado Jazz Festival – 2024

Música ao ar livre para todas as idades! A 5ª edição do Cerrado Jazz Festival traz grandes nomes da música instrumental e suas variações como jazz, soul, choro e blues para Brasília, promovendo um lindo e potente encontro entre a arte e a música na capital. Nesta temporada, cursos, workshops e uma feira criativa com marcas e produtos locais prometem uma experiência extraordinária.


Como tudo começou

O projeto nasceu da ideia de realizar um festival de música instrumental nos espaços públicos da cidade de forma democrática, acessível e gratuita, com livre acesso à cultura e apreciação dos bens culturais, promovendo intercâmbios com diversos artistas do país e  realizando chamamentos públicos para artistas locais com trabalhos autorais. Importante ressaltar que, para  evidenciar a boa produção instrumental e do jazz, a iniciativa abre espaço tanto para artistas iniciantes quanto para artistas consagrados com grande relevância cultural.

Valores e impactos do Cerrado Jazz

O evento preza pela equidade, com uma equipe prioritariamente de mulheres em todas as áreas de direção, curadoria, comunicação e técnica. Além disso, inclui pessoas com deficiência na produção e nas diversas ações de acessibilidade, promovendo todas as suas atividades de forma gratuita, com o intuito de atuar na formação de plateia e democratizar o acesso à cultura para todos os públicos.

Assessibilidade, sustentabiliadade e capacitação são alguns dos pilares que sustentam e norteiam o projeto causando grande impacto no DF, tanto do ponto de vista cultural, financeiro e social quanto ambiental, por meio das ações do #cerradosocial, #cerradoacessível, #cerradosustentável e #CerrafoLAB.

Apoio

A Secretaria de Cultura, do DF, apoia a manutenção de um festival como o Cerrado Jazz, que promove um evento de qualidade, dialoga com toda a cidade e causa grande impacto na cadeia produtiva da cultura. Espaços icónicos e relevantes para a cultura da capital como o Espaço Cultural Renato Russo, a Escola de Música de Brasília e o Museu Nacional da República também apoiam o projeto. 

ODS e acessibilidade

 

O Cerrado Jazz Festival apresenta indicadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que serão monitorados durante a execução do projeto. Alguns dos objetivos incluem:

  • ODS 4 – Educação de Qualidade: Promover oficinas para estudantes de música e alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social.
  • ODS 5 – Igualdade de Gênero: Destinar vagas das atividades formativas e da equipe a mulheres negras e trans.
  • ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Contratar profissionais do setor criativo e medir a valorização e sustentabilidade de seus ofícios.

Acessibilidade

Atividades do Festival

 

  • 12 shows
  • 6 workshops
  • 6 atividades formativas
  • 1 show exclusivo para idosos e pessoas com deficiência visual e auditiva

O Cerrado Jazz Festival é uma celebração da música instrumental e suas variações, proporcionando uma experiência potente e inclusiva para todos. Venha fazer parte dessa festa e se encantar com o melhor da música ao ar livre em Brasília!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Skip to content